ALE/RO
ALE/RO

Por Valdemir Caldas

A questão da ética na politica

Aliás, discutir a ética nunca é demais. No campo das políticas públicas, então, nem se fala

Publicado em 15 de dezembro de 2021

A questão da ética na politica

Tenho sustentado neste espaço, até com certa insistência, a importância da ética na política, principalmente quando começam a surgir nomes nos mais diferentes segmentos políticos a sucessão do governador Marcos Rocha, diante dos quais o eleitor terá de optar, não apenas pensando em termos imediatos de uma melhoria geral da situação em nosso Estado, também ele vitimado pela crise que assola o país, mas também direcionando as suas preocupações para relevância e a liturgia do cargo. Aliás, discutir a ética nunca é demais. No campo das políticas públicas, então, nem se fala.

Houvesse esse cuidado da parte daqueles a quem o povo confia o voto, muito provavelmente não seriamos surpreendidos frequentemente com tantos escândalos no Executivo e no Legislativo. Ou, o que é pior, mesmo tendo conhecimento deles, não veríamos tanta sujeita sendo empurrada para debaixo do tapete, como se fez com maior descaramento em outros tempos não tão remotos. Ainda está na memória de muitos rondonienses vídeos de políticos flagrados em operações policiais escondendo dinheiro em cuecas, meias, caixas de papelão, malas, panelas e até em sacos de lixo.

O Brasil precisa ser passado a limpo nesse aspecto. E o eleitor rondoniense não pode deixar passar em brancas nuvens a oportunidade ímpar de separar o joio do trigo. Nesse sentido, precisamos acompanhar a movimentação dos candidatos, as coligações e os programas partidários, sem, contudo, deixar-nos seduzir pelo canto de sereia, pelos discursos inflamados, pelas trocas de farpas e pela distribuição de coices. Não se pode negar, todavia, que o bate-boca faz parte do debate entre os postulantes a um cargo político, porém, mais importante que isso é o conjunto de propostas de cada um deles para governar o Brasil e, principalmente, o Estado de Rondônia.

Gostou da notícia? Siga o DEIXA EU TE FALAR  no FacebookInstagram e no Twitter.

Entre no nosso Grupo do WhatsApp e receba as últimas notícias do Brasil e Rondônia.


HostMídia