É fato que durante muito tempo os primeiros rudimentos tinham o tom de saudosismo, onde a trapassa não era permitida, visto que o engodo que ela provoca, contaminava o caráter, e a forma de observar o mundo. Afinal já dizia Albert Einstein, “O único modo de escapar da corrupção causada pelo sucesso é continuar trabalhando”.
O princípio da vitória a qualquer custo, vem tomando conta da mente dos candidatos a presidência da Ordem dos Advogados Secção Rondônia. Porque o interesse, em ser presidente de uma instituição que não tem salário, nem jetons?
Vale tudo, só não vale perder!
Os regabofes acontecem toda sexta-feira em algum lugar, até aí, tudo bem, não há nada de errado em realizar confraternizações para seus apoiadores, o problema é o custo, mas para quem tem dinheiro, este questionamento beira à ofensa. Numa campanha para fortalecimento de um nome ou marca, é necessário alguns predicados: equipe, estrutura, e um pouco de criatividade para o sucesso da empreitada. Vale observar que num cálculo rápido, percebemos que não é para qualquer um. Uma campanha vencedora gira em torno da bagatela de R$ 2 milhões, isso, falando de campanha vencedora, aquela que não deixa dúvida. Despesas com combustível, manutenção de veículos, confecção de material publicitário para mídias, como TV e Rádio, além das redes sociais, sem falar na produção, que vem antes de tudo, NÃO É BARATO.
Uma das chapas que disputa a presidência da Ordem teve baixa, de alguns apoiadores que eram peças FUNDAMENTAIS no grupo do atual presidente Elton Assis, que na visão deste escriba, errou em vincular sua imagem ao ex-presidente Andrey Cavalcante que tem rejeição na instituição, por supostos erros administrativos.
O esposo da candidata Zenia Cernov é o proeminente advogado Hélio Vieira, que trabalhou muito para ter bala na agulha, e não entra em bola dividida, ou seja, não quer perder. Você percebe na pompa da campanha de sua esposa, que tem desde página no Facebook, Instagram, a site com aspecto de portfólio.
Márcio Nogueira no que lhe concerne, vem na simplicidade, devagar e sempre! Infelizmente o jogo é bruto, e o jovem, e experiente advogado, terá um dos maiores desafios de sua vida.
Rosinaldo Pires — Jornalista