ALE/RO
ALE/RO
Cultura

Biblioteca Municipal Viveiro das Letras fica em 1º lugar em Seminário Internacional

Evento será realizado em São Paulo, com transmissão ao vivo pela internet

Publicado em 14 de julho de 2021

Biblioteca Municipal Viveiro das Letras fica em 1º lugar em Seminário Internacional

O Seminário Internacional Biblioteca Viva, que acontece de 2 a 6 de agosto, no formato virtual, selecionou a Biblioteca Municipal Viveiro das Letras em primeiro lugar com o projeto “Auditório Virtual Viveiro das Letras”. O projeto da biblioteca foi apresentado com outros 85 projetos de todo o país para compor a programação do evento.

O Seminário Internacional vem se firmando como um dos mais importantes eventos desta área em toda a América Latina. É uma das principais iniciativas da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

A qualidade dos trabalhos exigiu uma seleção criteriosa. Foram selecionados seis trabalhos para a modalidade “Painel” e mais 15 para a sessão de pôsteres, que são originários de 17 municípios de 10 Estados e Distrito Federal, de todas as regiões brasileiras.

A equipe do projeto Auditório Virtual Viveiro das Letras, composta pelas professoras Danúbia Medeiros e Michelle Medeira, fará a apresentação do projeto ao vivo para os participantes do seminário.

Os participantes poderão acompanhar gratuitamente palestras e mesas redondas, trocar experiências, dialogar com quem produz literatura, interagir com novas ideias, integrar-se em novas ações e conhecer alternativas para aprimorar cada vez mais as bibliotecas brasileiras.

Este é o terceiro evento em que a Biblioteca Viveiro das Letras recebe o reconhecimento dos seus projetos.

O primeiro foi na Câmara Municipal de Porto Velho, em 2019, quando foi conferida Moção de Aplausos ao Projeto Superação Pré-Enem, da Prefeitura de Porto Velho. Neste projeto, a Biblioteca Viveiro de Letras atende 120 estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para as universidades.

O projeto produziu artigos de análises literárias para o públicoO projeto produziu artigos de análises literárias para o público

A segunda premiação da biblioteca municipal aconteceu também em 2019, no Seminário de Biblioteconomia da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Toda a equipe de servidores da Viveiro das Letras recebeu certificados pelos projetos desenvolvidos junto à comunidade como o Clube da Leitura, Projeto Jovem na Biblioteca, Cidade Ilustrada (com pintura dos artistas nos ônibus em 2017), Cursos de Extensão para a comunidade local em parceria com a Unit, desfile de moda comunitária e empoderamento da mulher, dentre outros.

O projeto “Auditório Virtual Viveiro das Letras”, produziu artigos de análises literárias para o público e ainda fez parcerias com clubes de leitura de instituições públicas e comunitárias.

Os escolhidos têm 15 minutos para apresentar a experiência, com transmissão ao vivo via canal do SisEB no Youtube.

 

FUNCIONAMENTO

O diretor da biblioteca, Alexandre Dourado, destaca que por conta da pandemia, a instituição não “fechou as portas virtualmente”. Segundo ele, estão disponíveis downloads gratuitos de livros clássicos, sugestões de leituras, um bate-papo literário com análise crítica de livros e ainda o auditório virtual, que é um espaço com palestras de professores, artistas, escritores e pesquisadores.

Em 2020, a Biblioteca Viveiro das Letras precisou se reinventar para atender ao público e criou o site: https://bibliotecaviveirodasletras.page.link/br

Qualquer estudante ou amante da literatura pode acessar o conteúdo digital 24 horas por dia.

 

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Gostou da notícia? Siga o DEIXA EU TE FALAR  no FacebookInstagram e no Twitter.

Entre no nosso Grupo do WhatsApp e receba as últimas notícias do Brasil e Rondônia.


HostMídia