Manoel Neri reafirma importância do isolamento no combate ao Covid -19.
Com a pandemia do coronavírus todas as instituições públicas e privadas foram obrigadas a mudar as rotinas de trabalho e, entre elas, vários comitês de crise foram criados com o objetivo de prevenção e combate à propagação do COVID 19.
No Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), presidido pelo rondoniense Manoel Carlos Neri da Silva, o comitê já editou várias normas destinadas ao trabalho dos profissionais de enfermagem: tanto em relação à proteção pessoal dos trabalhadores quanto ao atendimento dos pacientes.
Publicidade
Desde que o Ministério da Saúde estabeleceu os protocolos de isolamento, o Cofen os adotou imediatamente e passou a contribuir nas orientações afetas à enfermagem dadas pelo ministério.
Em várias oportunidades os dirigentes do Cofen se reuniram com o ministro Luiz Henrique Mandetta e infectologistas para analisar as ações adotadas, obrigando Manoel Carlos Neri a permanecer diariamente de plantão em Brasília.
O protagonismo do Cofen no gerenciamento desta pandemia levou o presidente do conselho a conceder várias entrevistas explicando os protocolos que os profissionais da saúde devem adotar para que prestem a assistência sem colocar em risco a própria saúde.
Em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo, e o programa Domingo Espetacular, da Rede Record, Manoel Carlos registrou que a enfermagem está na linha de frente no atendimento ao coronavírus. Em razão disso lembrou do compromisso em orientar as equipes de enfermagem para uma maior segurança dos serviços e dos profissionais.
“O comitê de crise que criamos no âmbito do Conselho Federal tem recebido pedidos de informações de profissionais de todo o país sobre a organização dos serviços de enfermagem e a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs). A orientação para os Conselhos Regionais é que exijam dos governos esses equipamentos para evitar que o colapso no sistema seja aprofundado com os profissionais deixando seus postos em razão de contraírem eventualmente o vírus. O Sistema Cofen-Corens está vigilante e contribuindo com o Ministério da Saúde no enfrentamento da pandemia. É Preciso evitar aglomerações e manter-se isolado”, disse Neri.