Geral

Critérios de avalição do SCORE da Serasa ganham novos pesos; saiba se sua pontuação vai aumentar com essa mudança

Os critérios responsáveis por avaliar o score agora possuirão outro peso. Saiba de que forma a mudança poderá influenciar a sua pontuação.

 

O score da Serasa é responsável, muitas vezes, pela aprovação – ou não – de créditopara um cliente. Essa pontuação é utilizada pelas instituições financeiras para saber se ele é um bom pagador, e também quais são os seus hábitos de compra, como, por exemplo, se ele tem tendência a gastar mais do que recebe.

Por esse motivo, é importante sempre manter a sua pontuação alta e ter controle sobre as suas finanças, para que, assim, não sejam negados cartões de crédito ou consignados, caso você venha a precisar.

O score depende de diversos critérios de avaliação, que irão determinar se você é um bom cliente ou não. Porém, os pesos desses critérios mudaram e podem alterar o valor final.

Serasa 2.0

Esse é o novo sistema da Serasa para verificar a pontuação da população. Ele levará em consideração todos os prós e contras que uma pessoa pode ter em relação a compras e pagamento de suas dívidas. Cada ação pode subir a sua pontuação ou diminuí-la, por isso é importante ficar atento.

Ter o Cadastro Positivo, por exemplo, pode melhorar a sua pontuação. Antes, o aumento era de 55%, e agora será de 56%. O Cadastro Positivo nada mais é do que o resumo das suas ações como um bom cliente.

O pagamento de dívidas dentro do prazo também ajuda o seu score a aumentar. Porém, antes, esse aumento era de apenas 20%. Agora, no Serasa 2.0, o pagamento de dívidas e contas irá aumentar seu score em 33%.

Por outro lado, a participação em micro e pequenas empresas deixou de influenciar a pontuação em 7% para 6%. E, por fim, consultas ao seu CPF deixaram de pesar 17%, e se tornaram apenas 6%.

Utilizando o portal ou aplicativo da Serasa, é possível conhecer o valor do seu score, que é calculado automaticamente, levando em consideração diversos critérios.

Pontuação

Se a sua pontuação estiver entre 0 e 300 pontos, você tem um score “baixo”. Já se for entre 301 até 500 pontos, a sua pontuação se enquadra em “regular”.

Entre 501 e 700 pontos, o seu score é considerado “bom”, e você já receberá mais ofertas de crédito. Por fim, se sua pontuação for de 701 até 1000, que é a pontuação máxima, seu score será enquadrado em “muito bom”.

 

 

Autor/Fonte: Por 

 


* A Revista Eletrônica DEIXAEUTEFALAR reserva-se o direito de manter integralmente a opinião dos articulistas sem intervenções. No entanto, o conteúdo apresentado na seção "COLUNISTAS" é de inteira responsabilidade de seus autores.

Deixe um comentário