Geral

Curso de produção de abelhas rainhas e melhoramento genético é aplicado a produtores da capital

Objetivo é fomentar e ampliar ainda mais a produção de mel no município, que atualmente está na casa de 45 toneladas

 

A Prefeitura de Porto Velho, em parceria com a Jirau Energia, realiza neste sábado (16) um curso de produção de abelhas rainhas e melhoramento genético. As aulas teóricas e práticas serão ministradas no município de Rolim de Moura, sem qualquer custo para os participantes. A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric) levará 25 apicultores da capital do estado para a capacitação.

“Por meio do conhecimento técnico desses produtores, a Prefeitura tem como objetivo capacitar outros apicultores de Porto Velho para melhorar a produtividade de mel por colmeia, e, com isso, fomentar ainda mais a produção na capital”, disse o secretário Carlos Magno (Semagric).

Ainda conforme o secretário, por ser o único município em Rondônia com técnicos especializados e apiário maternidade apropriado para desenvolvimento dessas novas técnicas, Rolim de Moura foi escolhido para ser o local onde o curso será ministrado.

Nesse caso, além das aulas teóricas, transmitidas de forma remota, os participantes poderão acompanhar na prática como as técnicas podem ser aplicadas e ao mesmo tempo ver os resultados direto do aprendizado nas colmeias.

Participarão 25 apicultores de Porto Velho
Participarão 25 apicultores de Porto Velho
“Por ser um município com potencial de crescimento na produção de mel, o curso é de suma importância para que a produtividade em Porto Velho possa aumentar mais ainda. Desta forma, a Prefeitura poderá fortalecer e fomentar muito mais o setor apícola local”, acrescentou Carlos Magno.

Com relação à expectativa de produção de mel em Porto Velho, a partir dessa capacitação, o titular da Semagric informou que a partir de 2019, com o incentivo e o apoio da gestão Hildon Chaves, o município saltou de 19 para 45 toneladas do produto. Com as novas técnicas de produção de abelhas rainhas e melhoramento genético a tendência é avançar ainda mais.

CONTEÚDOS

Responsável por acompanhar os produtores da capital durante as aulas práticas, Roseval Guzzo, técnico da Semagric, informa que o instrutor Tiago Nunes atualmente conta com mais de 300 alunos em sua plataforma de curso on-line sobre a criação de abelhas rainhas. Os conteúdos são os seguintes:

1° Aula teórica
2° Aula prática: Orfanação do enxame
3° Aula prática: Coleta da geleia real
4° Aula: Enxertia das larvas
5° Aula: Proteção das células reais
6° Aula: Preparação do alimento para princesas
7 ° Aula: Nascimento das princesas
8° Aula: Preparação de colmeias receptoras
9° Aula: Introdução das princesas
10° Aula: Confirmação da fecundação das rainhas.

Texto: Augusto Soares
Foto: Semagric


* A Revista Eletrônica DEIXAEUTEFALAR reserva-se o direito de manter integralmente a opinião dos articulistas sem intervenções. No entanto, o conteúdo apresentado na seção "COLUNISTAS" é de inteira responsabilidade de seus autores.

Deixe um comentário