Esporte

Elizete e a única mulher faixa preta de jiu jitsu de Rondônia

Elizete Salsedo Timbó com 40 anos e a única mulher faixa preta de jiu jitsu do estado de Rondônia. Apesar…

Publicado em 11 de fevereiro de 2020 0

Elizete e a única mulher faixa preta de jiu jitsu de Rondônia

Elizete Salsedo Timbó com 40 anos e a única mulher faixa preta de jiu jitsu do estado de Rondônia. Apesar de toda dificuldade que encontrou em sua trajetória, Elizete conheceu as dificuldades e a dor da saudade de estar longe de seus familiares, depois de se mudar de Guajará mirim para a capital Porto velho.

Dentro do jiu jitsu encontrou forças para se manter sempre de cabeça erguida e focada nos seus objetivos. Hoje é formada em educação física e pôs graduada em treinamento funcional e reabilitação. E para ela o esporte representa “O Jiu Jitsu pra mim representa família, união, respeito, superação, defesa, liberdade. A arte que encanta.“

Praticante de jiu jitsu há 19 anos, atualmente Elizeth faz parte da equipe Cipriano´s Team. Foi graduada faixa preta em 2011 sua, a faixa veio com sinônimo de perseverança, persistência, dedicação e amor ao esporte, esse que a ajudou superar a saudade que tinha da minha família tirando a solidão que sentia por conta da distância.

Já participou de vários campeonatos dentro e fora do estado. E para a atleta tem dois campeonatos que considera de extrema importância, um na cidade de Ariquemes- RO onde fez sua primeira luta com a faixa preta no evento esse que é campeã, e teve a oportunidade de ser prestigiada por amigos que nunca tinham visto Elizete dentro dos tatames em competições. É o outro foi após ficar afastada 6 anos das competições, Elizete entra novamente nos tatames dessa vez no Rio de Janeiro no Grand Slan de jiu jitsu de 2017onde se consagra campeã.

O circuito estadual de jiu jitsu do estado de Rondônia inicia em março, onde a atleta já garantiu sua participação na primeira etapa do campeonato, mas precisa que outras atletas aceitem lutar com ela por ser a única faixa preta do estado. Mesmo focando grande parte do seu tempo para o estudo, pretende participar de pelo menos 3 grandes eventos fora do estava nessa temporada de 2020.

Como grande exemplo de determinação e superação dentro do esporte a Atleta Elizeth deixa uma mensagem para as praticantes do esporte. “Quero dizer a todos que sofrem com depressão, ansiedade, sobrepeso, estresse e outros o Jiu Jitsu é a cura, principalmente as mulheres, visto que o índice de mulheres que sofrem abusos está cada dia pior, mulheres treinem aprendam a se defender, não sejam mais uma vítima. Procure um lugar onde você sinta bem, visite as academias faça uma aula experimental e fique na de sua escolha onde se sentir bem, o importante é não se entregar e aprender. Gosto de uma frase que diz : ” Melhor saber e não precisar do que precisar e não saber.”

Texto: Kamila Miranda
Foto: arquivo pessoal Elizeth
Fonte: Elizete Salsedo

Gostou da notícia? Siga o DEIXA EU TE FALAR  no FacebookInstagram e no Twitter.

Entre no nosso Grupo do WhatsApp e receba as últimas notícias do Brasil e Rondônia.


HostMídia