Alan Alex

Em Rondônia, decisão judicial cria imbróglio entre jornal eletrônico e Mariana Carvalho, candidata ao Senado

A liberdade de imprensa é testada diariamente no Brasil, e o fiel da balança costuma ser o judiciário. Mas em…

Publicado em 13 de setembro de 2022

Em Rondônia, decisão judicial cria imbróglio entre jornal eletrônico e Mariana Carvalho, candidata ao Senado

A liberdade de imprensa é testada diariamente no Brasil, e o fiel da balança costuma ser o judiciário. Mas em Rondônia, cujo Tribunal sempre teve imensa cautela com o tema, uma situação inusitada provoca um caso talvez inédito nos anais da justiça.

O episódio teve início há quatro anos, quando em 2018, Mariana Carvalho moveu ação contra o jornal eletrônico Rondoniaovivo por danos morais. Foi feito um acordo entre o jornal e a deputada, onde a empresa se comprometeu a não publicar mais o nome de Mariana ou de seus parentes (o irmão dela é vice-prefeito da capital). E o Rondoniaovivo vem cumprindo, porém, recentemente o jornal ingressou com pedido para flexibilizar o acordo, já que Mariana é candidata ao Senado.

O desembargador Paulo Kiyochi Mori reconheceu que o acordo travado entre as partes vem sendo cumprido há 4 anos, mas negou a solicitação do site de notícias em relação à tutela antecipada. Portanto, conservando a proibição.

“Pois bem. Sem se perscrutar acerca do direito sustentado pelo agravante, verifica-se que, in casu, ao menos em juízo perfunctório, inexiste a demonstração de relevante urgência para a concessão do efeito requerido ou, ainda, que a não concessão poderá culminar em risco ao resultado útil do processo. Além disso, o acordo firmado entre as partes, nos autos de n. 7024713- 98.2018.8.22.0001, vem sendo cumprido já por volta de 4 anos”.

A demanda foi processada de maneira ordinária, e o membro do TJ/RO concedeu o prazo legal de 15 dias para manifestação de Mariana sobre o pleito da empresa.

Sem a decisão, o site continua proibido de informar integralmente as pessoas sobre situações envoltas à figura pública.

Até mesmo em divulgação de pesquisas ou notícias favoráveis à candidata, o Rondoniaovivo está proibido de divulgar o nome de Mariana Carvalho.

O Rondoniaovivo é o maior jornal eletrônico de Rondônia e da região Norte. Conta com mais de 1 milhão de visualizações diárias.

Veja abaixo a decisão do desembargador sobre a manutenção do acordo ou CLIQUE AQUI, caso queira baixar:

Blog do Painel

 

Gostou da notícia? Siga o DEIXA EU TE FALAR  no FacebookInstagram e no Twitter.

Entre no nosso Grupo do WhatsApp e receba as últimas notícias do Brasil e Rondônia.


HostMídia