ALE/RO
ALE/RO
MERCADO CULTURAL

Exposição mostra papel das mulheres negras na construção de Porto Velho

Exposição mostra papel das mulheres negras na construção de Porto Velho.

Publicado em 19 de julho de 2021

Exposição mostra papel das mulheres negras na construção de Porto Velho

 

Como parte das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a Prefeitura de Porto Velho, com o apoio do Serviço Social do Comercio (Sesc), realizará, de 21 de julho a 21 de agosto, no Mercado Cultural, a exposição fotográfica Afro-Antilhanas do Madeira: Pioneiras na Arte de Educar.

A exposição apresenta fotografias históricas que refletem a importância do trabalho das mulheres barbadianas na construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) e, consequentemente, na formação do município de Porto Velho.

A curadora da exposição é Marcela Bonfim, que é especialista em retratar a história das comunidades negras.

“Nesta mostra teremos especialmente as fotografias das pioneiras. No total, 17 mulheres serão homenageadas”, explica a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social e da família (Semasf), Joelna Holder, idealizadora e organizadora do evento junto com a secretária Glayce Bezerra.

Segundo Joelna Holder, é inegável o papel ativo das mulheres desde o início da construção da cidade, que surgiu com a obra da lendária Madeira Mamoré, no começo do século XX. “A participação delas foi decisiva na alfabetização dos primeiros habitantes”, observou.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Gostou da notícia? Siga o DEIXA EU TE FALAR  no FacebookInstagram e no Twitter.

Entre no nosso Grupo do WhatsApp e receba as últimas notícias do Brasil e Rondônia.


HostMídia