Pesquisa

Indecisos lideram na sondagem espontânea para governador

Apesquisa divulgada na última quinta-feira, 15, pela Rede Record de Televisão e portal R7, indicam que o governador Marcos Rocha…

Publicado em 17 de setembro de 2022

Indecisos lideram na sondagem espontânea para governador

Apesquisa divulgada na última quinta-feira, 15, pela Rede Record de Televisão e portal R7, indicam que o governador Marcos Rocha (União Brasil) estaria virtualmente reeleito no primeiro turno se forem levados em consideração apenas os votos válidos. Porém, a divulgação dos dados pelo grupo Record não trazia detalhes, como quais cidades foram feitas a sondagem e a rejeição de candidatos.

O BLOG teve acesso a esses detalhes e eles indicam que tanto Marcos Rocha, quanto Marcos Rogério (primeiro e segundo colocados na sondagem) também lideram em rejeição entre os eleitores. Rocha tem 30% de rejeição e Rogério 24%; Léo Moraes (Podemos) que segundo a pesquisa estaria em terceiro lugar, também está na mesma posição, com 22% de rejeição entre os eleitores.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 14 deste mês, com margem de erro de 3 pontos para mais ou menos, onde foram ouvidas 1.000 pessoas, com nível de confiabilidade de 95% e registrada no TRE sob o número 02461/2022.

A sondagem ouviu eleitores nas cidades de Porto Velho (28%), Leste rondoniense, que engloba os municípios de Alvorada do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Ariquemes, Cabixi, Cacoal, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Espigão do Oeste, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Pimenta Bueno, Rolim de Moura, São Miguel do Guaporé, Vale do Anari e Vilhena. Essas cidades totalizaram 61% dos eleitores entrevistados. Também foram ouvidos 11% de eleitores nos municípios de Buritis, Candeias do Jamari, Campo Novo de Rondônia, Guajará-Mirim e São Francisco do Guaporé.

Na pesquisa espontânea, onde os eleitores falam o nome do candidato sem a apresentação de uma lista de opções, os indecisos são maioria, com 35%; Marcos Rocha tem 24%, Marcos Rogério aparece com 15%, seguido de Léo Moraes com 5%. Ivo Cassol que não é mais candidato aparece na sondagem com 2% e na sequência, empatados com 1 ponto, Daniel Pereira, Pimenta de Rondônia e Comendador Val Queiroz (que teve o registro indeferido pelo TRE).

A sondagem também revelou que a gestão de Marcos Rocha é ‘regular’ para 38% dos entrevistados, bom para 28% e ótimo para 12%. Para 9% dos eleitores é uma gestão ruim e 10% acham péssima.

 

A Real Time Big Data também entrevistou os eleitores por religião. Marcos Rocha lidera entre os evangélicos, com 40%, contra 25% de Marcos Rogério. Ambos se autodeclaram evangélicos; Léo Moraes tem 10% das intenções de votos, tanto entre evangélicos quanto os que se declaram católicos.

 

A amostragem foi feita com eleitores de idades entre 16 a 60 anos ou mais. Veja as proporções:

 

 

Fonte: Blog do Painal – Alan Alex

Gostou da notícia? Siga o DEIXA EU TE FALAR  no FacebookInstagram e no Twitter.

Entre no nosso Grupo do WhatsApp e receba as últimas notícias do Brasil e Rondônia.


HostMídia