O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou em um comunicado por volta das 10h32 de quinta-feira, (24), para a ocorrência de uma tempestade. O fenômeno vai atingir os municípios localizados a Leste, parte do Centro-Oeste e Sul do estado rondoniense.
Ventos de até (60 e 100 km/h) e/ou chuvas entre (30 e 60 mm) diários deverão ser observados durante a estação. Imagens captadas pelos satélites (‘GOES’, SIMSAT e COSMO) mostravam no início desta tarde, uma grande concentração de nuvens em sentido horário se deslocando do Mato Grosso para Rondônia.
Serão essas nuvens que irão contribuir para a evolução das pancadas de chuva com a presença, inclusive de raios e trovões. Não estar descartada a ocorrência de queda de granizo, alagações, queda de encostas e árvores. Essas chuvas estão previstas para começarem de fato entre às 17 e 18 h.
Alta Floresta D’Oeste, Alto Alegre do Parecis, Alto Paraíso, Alvorada D’Oeste e Ariquemes, são os municípios que mais serão atingidos com a chuvarada.
No restante do estado, entre o Norte onde está Porto Velho, passando pelo Oeste e parte do Leste, a previsão também é chuvas intensas, inclusive com alerta de perigo pelo Inmet. Na capital, as chuvas serão isoladas, mas com a ocorrências de trovões.
Autor: Emerson Barbosa
Fotos – Inmet