Abandono

JOÃO PAULO II e HOSPITAL DE BASE ARY PINHEIRO, sinônimo de abandono

Pacientes estão abandonados no corredor do João Paulo II e Hospital de Base

 

O estado de Rondônia vive uma dicotomia administrativa, ou seja, discrepância no que é mostrado oposto a realidade.

O abandono vai desde idosos nos corredores do Hospital de Base Ary Pinheiro a pacientes na fila de espera para atendimento ortopédico no João Paulo II.

Várias denúncias chegam via WhatsApp a respeito do abandono que os pacientes do sistema público de saúde de Rondônia estão sofrendo.

Segundo informações repassadas pela cunhada da idosa que está em estado de abandono, nos corredores do Hospital João Paulo II, a situação é triste. A paciente está deitada no chão próximo ao necrotério, sem apoio, nem suporte por parte dos enfermeiros. O esposo que também é idoso, e também tem problemas de saúde que está cuidando de sua esposa, realizando a higiene pessoal dela com as próprias mãos, além de está dormindo no chão, uma covardia sem tamanho.

Parentes de pacientes que não querem identificar-se, nos relataram que o mau atendimento começa na recepção, onde os plantonistas agem com grosseria e descaso. Este problema não é de hoje, sempre deixam os pacientes nos corredores, usando a desculpa que não tem leito, e nada é elaborado, relatou outra paciente. “Minha esposa está numa cadeira de rodas no corredor, perto do necrotério, isto é muito humilhante, trabalhei à vida toda, sempre paguei meus impostos”, disse o esposo de uma paciente do Hospital de Base.

No mês passado denunciamos o péssimo atendimento oferecido pelo hospital infantil Cosme e Damião, que estava sem médico, e os pacientes estavam abandonados em cima de cadeiras.

A saúde em Rondônia há tempos vem sendo o maior carma dos gestores públicos de nosso estado, ninguém consegue resolver, seja pela falta de competência, ou por entraves políticos. A quem interessa a degradação da saúde, porque não conseguimos resolver problemas como a construção do novo hospital? Que grupo conspira para que benefícios como estes cheguem à população? Perguntas como estas precisam de respostas!


* A Revista Eletrônica DEIXAEUTEFALAR reserva-se o direito de manter integralmente a opinião dos articulistas sem intervenções. No entanto, o conteúdo apresentado na seção "COLUNISTAS" é de inteira responsabilidade de seus autores.