Por Rosinaldo Pires

Lazáro revela o lado frágil de nossa polícia, e mostra o lado mau do ser humano

LÁZARO, QUEM É? Lázaro Barbosa de Sousa tem 32 anos, nasceu em Barra dos Mendes, no interior da Bahia. Foi preso em 2007, na cidade natal, acusado de duplo homicídio. Em 2009, Lázaro foi detido no Complexo Penitenciário da Papuda (CPP), em Brasília, por porte ilegal de arma de fogo, estupro e roubo. Ali foi…

 

LÁZARO, QUEM É?
Lázaro Barbosa de Sousa tem 32 anos, nasceu em Barra dos Mendes, no interior da Bahia. Foi preso em 2007, na cidade natal, acusado de duplo homicídio. Em 2009, Lázaro foi detido no Complexo Penitenciário da Papuda (CPP), em Brasília, por porte ilegal de arma de fogo, estupro e roubo. Ali foi diagnosticado como ‘psicopata impressível’, devido agressividade, impulsividade e instabilidade emocional. Anos depois, em 2014, autorizada pela justiça sua prisão foi convertida para o regime semiaberto. Em 2016, Lázaro sumiu do radar, considerado foragido.

Ao contrário do Lázaro da Bíblia, aquele que surgiu estampado nas páginas policiais de sites, jornais e TV é mau, sombrio, frio e inteligente. Foragido há mais de 11 dias vem dando a baroa nos policiais do Distrito Federal. Segundo especialistas, Lázaro demonstra alto grau de especialidade em se esconder na mata, demonstrando conhecer bem o lugar.

 

CHAMA O EXÉRCITO

Com todo respeito a corporação, talvez seja necessário pedir ajuda ao exército, que tem no seu quadro técnico, especialistas capazes de capturar este elemento que vem desmoralizando a polícia do DF, bem como todas as polícias que estão apoiando à ação que visa capturá-lo.

 

 EM RONDÔNIA

O novo decreto assinado pelo Governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha, onde flexibiliza o combate à pandemia de covid-19 tem gerado críticas por parte da sociedade rondoniense.  Segundo o novo decreto, passam a ser permitidos eventos com até 999 pessoas, liberação para reuniões, jantares e casamentos com até 150 pessoas. Além do retorno de visitas a unidades prisionais. E também a realização de atividades esportivas. Ainda libera a retomada de cirurgias eletivas, com ressalvas.

Torcemos para que os casos de morte diminuam, caso contrário Marcos Rocha entre na fila dos governadores que em conjunto com presidente Jair Bolsonaro, serão julgados pelos tribunais internacionais, inclusive o de Haia. Pelo menos o presidente Jair Bolsonaro a depender da Ordem dos Advogados do Brasil  (OAB).

UNIDOS

Os deputados estaduais de Rondônia estão unidos com relação às denúncias contra colegas deputados. Apesar de parte da sociedade não concordar com as recentes decisões de algumas comissões da casa. Sinto que o momento político é favorável aos deputados que estão na berlinda. Em outros tempos, houve um deputado que não teve a mesma elasticidade política para manter-se no cargo, e cito o exemplo de Adriano Boiadeiro, ex-deputado, cassado pelos colegas.

 

PODERES DISTINTOS

Os poderes são distintos, somente os deputados podem destituir um parlamentar, se assim não fosse Lebrão, Edson Martins e Aélcio da TV já estariam fora do mandato. Não adianta espernear, é a Lei.

 

EFÊMERO

Alguns deputados ficarão por um tempo fora da vida pública, pois seus comportamentos segundo à justiça não foram republicanos, por isso,  não participarão do processo eleitoral em 2022.

 

PORTO VELHO

Existe pelo menos duas autoridades políticas que estão preparadas para uma situação forte em 2022. Um é o atual presidente da Câmara de Vereadores de Porto Velho Edwilson Negreiros — PSB, e o outro, não menos experiente deputado Alan Queiroz — PSDB que estão correndo igual o papa-léguas na velocidade do vento, recrutando as maiores lideranças da Capital. Boa Sorte!

 

O POVO NÃO PERDOA

Infelizmente Jhony Paixão desperdiçou a oportunidade de fazer algo diferente em seu mandato. Não foi firme o suficiente para resolver a questão do colega, e a conta sobrou para ele. Uma pena, pois despontava como político emergente e capaz, mas demonstrou fraqueza e inexperiência na condução do processo. Talvez haja tempo de consertar este embaraço.

 

Rosinaldo Pires — Jornalista e Contabilista


* A Revista Eletrônica DEIXAEUTEFALAR reserva-se o direito de manter integralmente a opinião dos articulistas sem intervenções. No entanto, o conteúdo apresentado na seção "COLUNISTAS" é de inteira responsabilidade de seus autores.

Deixe um comentário