A semana começa com uma mudança significativa no tempo, em Rondônia. A chegada de uma massa de ar quente e úmida promete chuvas intensas e de grande proporção em praticamente toda a Região Norte. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) avalia que essas pancadas serão frequentes e volumosas durante toda essa semana.
Em Rondônia, os satélites detectam neste momento uma massa de ar quente e úmida de origem da Bolívia se dirigindo para áreas ao Sul e Centro-Oeste, o que vai provocar pancadas de chuva no decorrer desta segunda.
Para o estado, o órgão emitiu dois alertas: o de (perigo), que vai da faixa que começa do Acre, passa pelo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e termina no Oeste paulista. Alta Floresta D’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Alto Paraíso, Alvorada D’Oeste, Campo Novo de Rondônia, Buritis, Cabixi, Cacaulândia, Castanheiras, Cerejeiras, Colorado D’Oeste, Chupinguaia, Corumbiara e Costa Marques entram no aviso e devem se preparar o fenômeno.
Nas áreas com alerta de (perigo potencial), pode chover entre 20 e 30 milímetros, com ventos de até 60 km/h. Em Rondônia, Leste rondoniense e Madeira-Guaporé concentram as regiões afetadas com o fenômeno.
Autor: Emerson Barbosa – News Rondônia