ALE/RO
ALE/RO

Meteoro

Meteoro risca céu de Santa Catarina

Última ocorrência comparável ao meteoro deste sábado (13) ocorreu em 2019

Publicado em 15 de novembro de 2021

Meteoro risca céu de Santa Catarina

Um meteoro passou sobre o céu de Santa Catarina na noite de sábado (13), e foi registrada pela estação de monitoramento no município de Monte Castelo. O fenômeno se destaca pela duração: com cerca de 12 segundos, a passagem é considerada rara.

De acordo com o astrônomo Jocimar Justino, da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), a última ocorrência comparável ao meteoro deste sábado ocorreu em 2019 no Rio Grande do Sul, quando um trajeto semelhante foi registrado por 13,5 segundos.

Os registros não costumam ultrapassar os 5 segundos de duração, mas “este ano nós registramos cerca de 5 meteoros de passagens longas como este. Isso é muito raro em comparação com os mais curtos, que já são mais de 5.400 em 2021”, explica o astrônomo.

O horário em que o corpo celeste cruzou o céu catarinense favoreceu os registros. “Ocorreu cedo, por volta das 19h30. Ainda é um horário com várias pessoas nas ruas e nós recebemos muitos registros pelas mídias sociais. Muita gente testemunhou”, diz.

Os registros passam agora por estudos profundos de imagem que analisam coloração e velocidade para uma maior compreensão sobre o corpo celeste. Justino antecipa, todavia, que há uma forte possibilidade de o meteoro ter cumprido um trajeto diferente daquele registrado em 2019.

“Nas imagens, nós reparamos uma coloração azul esverdeada. Essa não é uma característica de quando o meteoro atinge as camadas mais baixas da atmosfera”, diz.

Além de Santa Catarina, estado sobre o qual ocorreu o fenômeno, a Rede de Observação afirma que também há registros de visualização do meteoro em municípios do Rio Grande do Sul e no Paraná.

Fonte: CNN Brasil

Gostou da notícia? Siga o DEIXA EU TE FALAR  no FacebookInstagram e no Twitter.

Entre no nosso Grupo do WhatsApp e receba as últimas notícias do Brasil e Rondônia.


HostMídia