Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré recebe grupo de idosos da Casa do Ancião

Passeio foi uma oportunidade de incluir os idosos em programações de ambientes culturais, esportivos e de lazer da cidade

 

Mais uma turma fez o passeio guiado no Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Com as guias de turismo do museu, um grupo de cerca de 30 pessoas da Casa do Ancião, entidade mantida pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), conheceu o percurso histórico sobre o surgimento de Porto Velho, na manhã da última quarta-feira (12).

O estímulo e conscientização ao envelhecimento saudável, integrativo e humanizado são os pilares que levaram Pedro Zimmermann, coordenador da Casa do Ancião, a procurar o passeio no museu. “Oportunizar a inclusão social aos idosos é de extrema importância para a sua saúde. A oportunidade de incluí-los em programações em ambientes culturais, esportivos e de lazer em nossa cidade agrega bastante qualidade de vida”, destaca o coordenador.

O passeio da Casa do Ancião foi em alusão ao Junho Violeta, mês de conscientização e combate a atos de violência contra a pessoa idosa. “Mostramos que o respeito à terceira idade ultrapassa gerações, é uma oportunidade de trazermos informações a respeito da violência contra a pessoa idosa e divulgar os canais de denúncia para esta violência”, reforça Zimmermann, sobre o Disk 100, canal oficial de denúncia contra violações aos direitos humanos.

O Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré segue sob gerência da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) e, desde o último dia 4 de maio, já recebeu 14.692 visitantes. As visitas são gratuitas e funcionam mediante agendamento pelo Sympla. O museu funciona de quarta a domingo, de 10h às 18h.

Os grupos de Turismo Pedagógico são recebidos às quartas e quintas-feiras e o agendamento deve ser feito pelo e-mail [email protected], devendo o responsável pela instituição informar a quantidade de pessoas, data e horário pretendidos. O Turismo Pedagógico recebe instituições de ensino infantil ao superior, e tem o objetivo de despertar o sentimento de pertencimento à história e turismo de Porto Velho. Mais informações sobre grupos de visita ao museu: (69) 98473-6948.

Texto: Isabella Leite
Foto: Semdestur


* A Revista Eletrônica DEIXAEUTEFALAR reserva-se o direito de manter integralmente a opinião dos articulistas sem intervenções. No entanto, o conteúdo apresentado na seção "COLUNISTAS" é de inteira responsabilidade de seus autores.