Bolsonarismo

Nove partidos já rejeitaram Bolsonaro; PRTB encerrou negociações

Desde que saiu do PSL, em 2019, Bolsonaro já abriu diálogo com nove partidos, mas até agora nenhum deles aceitou lhe dar carta-branca. Além disso, o presidente não conseguiu tirar do papel o Aliança pelo Brasil, agremiação que queria fundar para disputar novo mandato, em 2022.

Publicado em 25 de maio de 2021 0

Nove partidos já rejeitaram Bolsonaro; PRTB encerrou negociações

O presidente Jair Bolsonaro ainda está à procura de um partido para chamar de seu. Nos últimos dias, fracassaram as negociações para que ele se filiasse ao PRTB porque a cúpula da sigla não aceitou sua exigência de ter controle total dos diretórios, informa O Estadão.

Antes do PRTB, Bolsonaro havia mantido conversas com Patriota, PTB, Republicanos, Brasil 35 (antigo PMB), Democracia Cristã (DC), PL, Progressistas e tentou retornar ao PSL. Embora a cúpula do PSL diga que as negociações com Bolsonaro estão encerradas, as tratativas continuam, nos bastidores. Só não avançaram porque o presidente não abre mão de ter ingerência sobre todos os diretórios do partido – inclusive sobre o caixa – e exige a expulsão de deputados contrários a ele.

Partido do vice-presidente Hamilton Mourão, o PRTB havia iniciado conversas com Bolsonaro antes da morte de seu fundador, Levy Fidelix, no mês passado. Mas a viúva Aldineia Fidelix, atual presidente da legenda, não concordou com as imposições do chefe do Executivo para se filiar.

Em busca de um partido
Republicanos – Abriga dois filhos de Bolsonaro. Mas o presidente da sigla, Marcos Pereira, disse que não abre mão do controle da legenda.

Progressistas – É o partido de Arthur Lira, e Bolsonaro ficaria mais próximo do Centrão. Com estrutura bem definida, porém, o poder de influência do presidente seria menor.

PTB – Roberto Jefferson, presidente da sigla, daria apoio total a Bolsonaro. O entrave é o histórico de corrupção do pivô do mensalão.

PSL – Abriga os principais nomes do bolsonarismo, mas uma ala da legenda resiste a uma nova filiação do presidente.

PL – Tem uma das maiores bancadas da Câmara. Comandado por Valdemar Costa Neto, o partido é alvo da Lava Jato, o que pesaria contra na escolha de Bolsonaro.

Patriota – Sigla quer Bolsonaro e sinaliza ceder o controle, mas tem 10 segundos de TV e não tem acesso ao Fundo Partidário.

Democracia Cristã (DC) – O presidente Jair Bolsonaro já conversou com o partido comandado por José Maria Eymael sobre uma possível filiação.

PRTB – Bolsonaro pediu “carta-branca” para promover alterações no partido, mas a família de Levy Fidelix não aceitou e as negociações esfriaram.

Brasil 35 – Antigo Partido da Mulher Brasileira (PMB), legenda foi outra a ser sondada pelo presidente para abrigar seu projeto de reeleição.

Por Alan Alex – Painel Político

Gostou da notícia? Siga o DEIXA EU TE FALAR  no FacebookInstagram e no Twitter.

Entre no nosso Grupo do WhatsApp e receba as últimas notícias do Brasil e Rondônia.


HostMídia