“O Território”, (The Territory), do estadunidense, Alex Pritz, gravado em cooperação com indígenas Uru-eu-wau wau de Rondônia, não esteve entre os cincos indicados nesta terça-feira (24) ao Oscar. A obra concorria na categoria de Melhor Documentário em Longa-Metragem.
O anúncio da indicação aconteceu agora a pouco em transmissão ao vivo pela página oficial do Oscar no Youtube, direto de Bollywood, nos EUA. Os indicados foram:
– All That Breathes
– All The Beauty and the Bloodshed
– Fire of Love
– A House Made of Splinters
– Navalny
Em dezembro de 2022, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood (AACCH) havia listado o Longa-Metragem entre as 15 obras pré-finalistas do concurso mundial de cinema pela sétima arte. O doc “O Território” enaltece a luta do povo indígena Uru-eu-wau-wau contra colonos invasores, grileiros, fazendeiros dentro do (Território Sete de Setembro.) no estado de Rondônia.
Lançado em agosto de 2022, o doc foi tão bem avaliado pela crítica internacional que chegou a faturar (31 prêmios) internacionais, só no Festival Sundance, o segundo maior evento de cinema do mundo, “O Território” venceu em duas categorias.
Para Ivaneide Cardozo, a presença de “O Território” na pré-seleção entre 15 selecionados “já era algo grandioso e emocionante”. A 95ª edição do Oscar, no Teatro Dolby, em Los Angeles está marcada para 12 de março.
Gostou da notícia? Siga o DEIXA EU TE FALAR no Facebook, Instagram e no Twitter.
Entre no nosso Grupo do WhatsApp e receba as últimas notícias do Brasil e Rondônia.