Com uma história de luta e sacrifício pela população de Rondônia, o ex-deputado é natural de Pimenta Bueno, que recebeu o nome de Jhony Pedro da Paixão. Sua infância foi marcada por uma boa educação, concluiu o ensino fundamental na Escola Estadual Júlia Guerry, aos 17 anos começou a lecionar na escola Marechal Rondon, que aos 19 anos, logo após terminar o ensino médio na escola JK, foi aprovado no vestibular da Universidade Federal de Rondônia, onde cursou física. De origem humilde, Jhony Paixão começou a trabalhar ainda jovem, aos 15 anos foi servente de pedreiro, aos 16 foi office boy em um escritório em Ji-Paraná, aos 17 trabalhou como garimpeiro por 7 meses.
Aos 18 anos, após ser aprovado, participou do concurso público da cidade, como servidor municipal trabalhou como fiscal de feiras, onde conheceu de perto a realidade do produtor rural e da agricultura familiar.
Quando jovem, sempre teve admiração pela carreira militar, e aos 20 anos foi aprovado no concurso público e conseguiu ingressar na Polícia Militar de Rondônia.
Com pouco tempo na Polícia Militar, ingressou no GOE, onde participou de missões da Força Nacional de Segurança Pública nos Jogos Pan-Americanos de 2007 no Rio de Janeiro, onde constatou a triste realidade de que o tráfico de drogas atrai crianças criminalidade mundial, por isso Jhony Paixão se interessou em ajudar os jovens por meio do Proerd.
Com o ideal de ajudar os jovens, ingressou no Proerd onde ministrou diversos cursos, inclusive Mentoria para Formação de Instrutores, e nesse período atendeu 14.000 pessoas com aulas e palestras em escolas públicas e comunidades carentes.
Sempre foi e ainda é um grande defensor e idealizador da expansão das escolas militarizadas em Rondônia. Em 2015, ele tomou a iniciativa com alguns colegas da PM e com recursos próprios foram à cidade de Manaus e trouxeram o modelo de escolas militarizadas implantado na capital amazonense.
Seguindo o modelo amazônico, Jhony Paixão foi eleito vereador em 2016 com 1.278 votos e foi defendendo essa bandeira que se tornou o principal responsável pela transferência da escola Tiradentes Unidade IV para o município de Ji-Paraná.
Como vereador, foi várias vezes reconhecido como um dos mais atuantes do estado de Rondônia por sua atuação inovadora e atuante na Câmara Municipal de Ji-Paraná, ganhando importância regional e recebendo homenagens tanto em seu município quanto em outras cidades da região.
Infelizmente uma situação pessoal, provocada por pessoas próximas de seu convívio, trouxe a suposta desonra e vergonha diante do seu público extremamente evangélico, que não acreditou em suas justificativas para tal fato exposto na mídia, comprovado nas urnas. Em 2018 obteve 12.981, já em 2022 recebeu 3.863 votos que de certa forma encerra uma carreira brilhante.
Fontes Bibliográficas: Site da Assembleia Legislativa
Gostou da notícia? Siga o DEIXA EU TE FALAR no Facebook, Instagram e no Twitter.
Entre no nosso Grupo do WhatsApp e receba as últimas notícias do Brasil e Rondônia.