Em Porto Velho, a “Operação Prevenção”, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), busca garantir o cumprimento das medidas de enfrentamento à covid-19, estabelecidas Decreto Estadual N° 26.163, e no Decreto Municipal nº 17.364, que classificou a Capital na fase amarela.
O normativo municipal autoriza que estabelecimentos e comércios funcionem com até 70% da capacidade, de segunda a domingo, até as 2h30. Não é permitido o funcionamento de boates e casas de show, e a venda de bebidas alcoólicas não é permitida das 2 horas às 6 horas, todos os dias.
Na madrugada de sábado (17), descumprimento às normas sanitárias foram inibidas durante a operação e estabelecimentos com irregularidades foram interditados. Em uma das fiscalizações, a equipe flagrou uma boate funcionando, e ainda sem alvará, sendo que mesma já havia sido interdita pelo município.
Não demorou muito para mais um flagrante de descumprimento as normas, desta vez em um bar. Foi ultrapassado o horário permitido de funcionamento e para venda de bebida alcoólica. No local, uma quantidade expressiva de pessoas sem máscaras e sem distanciamento, foram orientadas a dispersar.
Em outro bar, mais flagrante de descumprimento ao ato normativo. Já passava das 3 horas, e o consumo de bebida alcoólica estava liberado, e pessoas no local estavam sem máscaras. As mesmas foram orientadas a deixarem o estabelecimento. Mais resistência às medidas sanitárias foi identificada em outra boate, já quase próximo às 4 horas.
DENÚNCIA
A “Operação Prevenção” também faz averiguação de denúncias. Para inibir aglomerações, a população pode entrar em contato pelos números 190 da Polícia Militar; 193 do Corpo de Bombeiros Militar e 197 da Polícia Civil.
A operação contou ainda com a parceria de equipes da Polícia Militar (PM), Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), e a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb).
HISTÓRICO
Em Rondônia, a “Operação Prevenção” é a nona ação de enfrentamento à pandemia. A missão foi iniciada pela Operação Fase 3, seguida da 3 onda; Decreto, Consciência, Restrição; Alerta; Emergência e Urgência. Tendo no total 9.837 intervenções. Esta foi a 70ª etapa geral.
RESUMO
Ao todo foram feitas 31 visitas a estabelecimentos, quatro orientações, cinco interdições e três notificações. Foi verificado ainda que 17 desses locais visitados estavam sem funcionamento no horário da fiscalização, e dois estabelecimentos funcionavam de acordo com o decreto.
Fonte: SECOM/ RO