Pessoas com mais de 30 anos com comorbidades vão começar a receber a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 a partir de quarta-feira (2), em Porto Velho. Conforme a prefeitura, a imunização acontece no campus I da Faculdade Uniron, no bairro Lagoinha, das 9h às 16h.
Comorbidades
São definidas como comorbidades pelo Ministério da Saúde:
- diabetes mellitus,
- hipertensão arterial sistêmica grave (de difícil controle e/ou com lesão de órgão-alvo),
- doença pulmonar obstrutiva crônica,
- doença renal,
- doenças cardiovasculares e cerebrovasculares,
- indivíduos transplantados de órgão sólido,
- anemia falciforme e
- obesidade grave.
No ato da vacinação, a pessoa deve apresentar, conforme recomendações do Plano Nacional de Imunização (PNI), a comprovação da comorbidade.
A comprovação pode ser feita através de exames, receitas, relatório médico, prescrição médica, laudo, cartão do BPC, cartão do hiperdia, entre outros.
Deficiências
De acordo com a Prefeitura de Porto Velho, serão considerados indivíduos com deficiência permanente severa aqueles que apresentem uma ou mais das seguintes limitações:
- Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar, ou subir escadas.
- Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir (se utiliza aparelho auditivo esta avaliação deverá ser feita em uso do aparelho).
- Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar (se utiliza óculos ou lentes de contato, esta avaliação deverá ser feita com o uso dos óculos ou lente).
- Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.
G1/RO
Gostou da notícia? Siga o DEIXA EU TE FALAR no Facebook, Instagram e no Twitter.
Entre no nosso Grupo do WhatsApp e receba as últimas notícias do Brasil e Rondônia.