Data será lembrada anualmente em 9 de dezembro. Lei é assinada pelo prefeito Hildon Chaves com propositura do Vereador Isaque Machado
Já está em vigor, na cidade de Porto Velho, a lei que institui o “Dia Municipal de Combate à Corrupção”. A lei de Nº 2.730 é assinada pelo prefeito Hildon Chaves (PSDB) e proposta pelo Vereador Isaque Machado – MDB.
O “Dia de Combate à Corrupção” será lembrado a cada ano no dia 9 de dezembro, no âmbito do município de Porto Velho.
Veja abaixo a justificativa do projeto que agora é lei:
“Diante da sequência de escândalos de corrupção enfrentado pelo Brasil aliada à revelação das quantias milionárias desviadas nos casos trazidos a público, a corrupção tornou-se pauta de discussão diária pelos brasileiros.
Vale destacar que a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção foi assinada por diversos países em 9 de dezembro de 2003, na cidade de Mérida, no México, tendo como objetivo fortalecer a cooperação internacional para ampliar a prevenção e o combate à corrupção no mundo todo. Em referência a essa data, o dia 9 e dezembro foi então instituído como Dia Internacional contra a Corrupção, resultado de proposta feita pela delegação brasileira na Convenção supracitada.
Nunca se falou tanto em corrupção como nos dias de hoje, mal este que foi instalado como um câncer na sociedade, e infelizmente é fomentado por grande parte do cidadão comum que utilizam como subterfúgio a desculpa de que os “políticos roubam”, e assim acham certo sonegar, furar uma fila, vender o voto, dentre outros. Essa mentalidade tem quer ser mudada, pois em hipótese alguma um erro pode justificar o outro, além do mais, ser político não se torna por si só corrupto, como nem todas as pessoas são adubos para a corrupção.
Diante do atual cenário onde a tecnologia virou grande aliada da transparência, bem como, um despertar da sociedade nas questões que envolvem a corrupção faz-se necessário que as políticas voltadas para a prevenção e combate a esse mal sejam intensificadas, mostrando para a população que elas devem estar em harmonia com as mudanças que o Brasil tanto necessita, fazendo prevalecer, portanto, a frase de que “nós devemos ser a mudança que queremos ver”.
Considerando os fatores mencionados solicito aos nobres pares apoio para a aprovação do presente projeto de lei, que certamente será de grande relevância para a sociedade em geral já que tem como escopo fomentar as políticas voltadas para a prevenção e combate à corrupção”.
Fonte: deixaeutefalar.com