Saul ribeiro Pesquisa Semtran Ciclista 26 04 2021 71

Mobilidade

Prefeitura realiza pesquisa com ciclistas para compor o Plano de Mobilidade Urbana

Ideia é propor soluções e melhorias de trafegabilidade

 

Ciclistas também apontaram quais os trechos mais utilizados na cidadeCiclistas também apontaram quais os trechos mais utilizados na cidade

Uma pesquisa realizada pela Prefeitura de Porto Velho com os ciclistas apontou demandas e sugestões importantes para compor o Plano de Mobilidade Urbana. Predominam nas respostas dos ciclistas a preocupação com a falta de empatia dos motoristas e a necessidade de mais faixas exclusivas.

Os ciclistas também foram consultados sobre os trechos mais utilizados na cidade. Eles responderam sobre a frequência com que utilizam as bicicletas, horários, problemas enfrentados, opinião sobre as ciclovias e sugestões de melhorias.

A pesquisa foi conduzida pelo Departamento de Mobilidade e Polos Geradores de Tráfego (DMOP) da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran), sendo realizada entre os dias 19 de abril e 3 de maio de 2021, por meio de um formulário eletrônico divulgado nas mídias sociais.

“Estamos elaborando o Plano de Mobilidade e com o resultado da pesquisa poderemos propor soluções para os ciclistas”, diz Décio Souto, diretor do DMOP.

O município dispõe de aproximadamente 22 quilômetros de faixas para ciclistasO município dispõe de aproximadamente 22 quilômetros de faixas para ciclistas

Foram analisadas as respostas de 768 ciclistas. Do total, 70% informou que faz deslocamentos diários das zonas norte e leste para o centro da cidade. Dos pesquisados, 80% registraram que utilizam os veículos para fins esportivos, enquanto 20% utilizam para trabalhar.

Atualmente, o município dispõe de aproximadamente 22 quilômetros de faixas exclusivas para ciclistas.

“Esta consulta nos leva a conhecer melhor os ciclistas, as dificuldades que eles enfrentam conforme os locais de deslocamento, faixa de idade e finalidades”, explica Ronaldo Flores, secretário da Semtran.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


* A Revista Eletrônica DEIXAEUTEFALAR reserva-se o direito de manter integralmente a opinião dos articulistas sem intervenções. No entanto, o conteúdo apresentado na seção "COLUNISTAS" é de inteira responsabilidade de seus autores.