Reconhecimento

Sérgio Moro é eleito Senador pelo Paraná; confira os dados

O ex-ministro e ex-juiz Sérgio Moro foi eleito Senador pelo estado do Paraná

 

A apuração dos votos no Estado do Paraná mostram que o ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro (UB) foi eleito Senador da República com 33,50%, com 100% das urnas apuradas.

Moro teve uma campanha de embates com seu principal rival, Álvaro Dias (Podemos), que ficou em terceiro lugar com 23,94% dos votos.

Confira os dados:

  • Moro (UB): 33,50%
  • Paulo (PL): 29,12%
  • Álvaro (Podemos): 23,94%

 

PERFIL DE SÉRGIO MORO
Sergio Moro, 50 anos, nasceu em Maringá, no estado do Paraná. Graduado em direito, foi juiz federal, professor universitário e ministro da Justiça e Segurança Pública do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Chegou a ser juiz auxiliar no Supremo Tribunal Federal (STF), durante o julgamento do caso do Mensalão.

Ganhou destaque nacional durante o julgamento da operação Lava Jato, que julgou crimes de corrupção na Petrobras e Odebrecht. Foi nessa operação que o ex-presidente Lula foi preso pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Posteriormente, a condenação foi anulada, pois o então juiz Sérgio Moro foi considerado parcial em sua conduta.

Como ministro da Justiça, uma de suas principais promessas era o “pacote anticrimes”, que tinha como proposta o enrijecimento da legislação penal.

Em 2020, Sergio Moro se demitiu do comando do Ministério da Justiça, após acusar Jair Bolsonaro de ter cometido interferência política no comando da polícia Federal.

No início do ano, Moro era um dos principais nomes cotados para concorrer à presidência da república pelo Podemos, porém, desistiu do cargo. O ex-juiz saiu do partido e filiou-se ao União Brasil e anunciou sua candidatura ao senado.

Em setembro, o Tribunal Superior Eleitoral determinou uma operação de busca e apreensão na casa de Sergio Moro, por irregularidades no material de campanha.

Sua campanha foi marcada pelas críticas ao Partido dos Trabalhadores, em especial o candidato Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-ministro também prometeu combater a corrupção caso seja eleito.


* A Revista Eletrônica DEIXAEUTEFALAR reserva-se o direito de manter integralmente a opinião dos articulistas sem intervenções. No entanto, o conteúdo apresentado na seção "COLUNISTAS" é de inteira responsabilidade de seus autores.

Deixe um comentário