O sitiante identificado como Rui dos Santos Barbosa, 74 anos, foi morto com vários tiros de espingarda na tarde de quinta-feira (17), após uma discussão por terra, no Ramal Santo Expedito 2, após a ponte sobre o rio Madeira, na zona Rural de Porto Velho.
Ao ser avisado que suas terras estariam sendo invadida por três homens, Rui foi até o local. Ao chegar o idoso avistou o trio derrubando parte de sua propriedade e questionou os invasores, iniciando uma discussão.
Sem rodeios, um dos assassinos efetuou um tiro no homem que foi atingido no braço. A esposa de Rui, que estava em uma caminhonete D20, conseguiu se esconder na mata para não morrer. Mesmo baleado e sangrando, Rui entrou em seu veículo e tentou fugir do acusado, mas não conseguiu ir muito longe e foi alcançado pelo criminoso, que o executou com mais dois tiros.
Durante os trabalhos periciais, foi constatado que os disparos atingiram o ombro, braço e perna do idoso. Agentes da Delegacia de Crimes Contra a Vida – DECCV estiveram no local, apuraram os fatos e deram inícios as investigações para capturar e prender os executores.