ALE/RO
ALE/RO

Vacinas

Unidades de saúde de Porto Velho atendem população com sintomas gripais no período da tarde

Vacinação contra a gripe e covid-19 também são feitas nas Unidades Básicas de Saúde

Publicado em 31 de dezembro de 2021

Unidades de saúde de Porto Velho atendem população com sintomas gripais no período da tarde

Na busca em acelerar o atendimento à população com sintomas gripais nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da capital, a Prefeitura traçou novas estratégias para evitar aglomerações e, consequentemente, contaminações. Desde a última segunda-feira (27), as unidades realizam os atendimentos específicos no período da tarde.

O plano de ação segue em andamento até o dia 7 de janeiro de 2022 em todas as UBS’s. A definição do horário de atendimento é uma medida preventiva, por conta do surto de gripe no país. A titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Eliana Pasini, explica que o objetivo principal é evitar as possibilidades de contágio entre os pacientes nas unidades.

“Todas as unidades básicas de saúde já foram reorganizadas estrategicamente para que o atendimento ocorra o melhor possível, gerando mais segurança aos pacientes. Por isso, no período da tarde, as equipes deverão atender duas demandas, pessoas com sintomas gripais, além da vacinação contra a covid-19 e gripe. Pela manhã, são feitos os demais atendimentos normais, incluindo as vacinas de rotina”, explica.

Já os pacientes que se encontram em estado grave são encaminhados às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), onde recebem os cuidados necessários. “Os pacientes que forem agravando os sintomas vão para as UPAs até mesmo para não sobrecarregar as demais unidades. Estaremos dividindo esse trabalho até a próxima semana”, afirma a secretária da Semusa.

O município hoje é responsável somente pelo atendimento pré–hospitalar, sem internações. Já a competência de oferta de leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) é do Estado.

 

CUIDADOS COM A HIGIENIZAÇÃO

Outra orientação é que a população fique atenta aos cuidados com a higienização nesse período de alto contágio. “As pessoas precisam se cuidar, usar máscara, tomar muito líquido, ter uma alimentação boa, uma boa higienização, se cuidar mesmo. Começou a passar mal, pode comparecer às unidades básicas de saúde”, concluiu a secretária.

 

PROGRAMAÇÃO DOS ATENDIMENTOS

Dia 31 de dezembro

Unidades básicas de saúde estarão fechadas;

Unidade Manoel Amorim de Matos — Atendimento para casos de covid-19 das 7h às 13h;

Atendimento normal nas UPAs Leste e Sul, e nas policlínicas José Adelino e Ana Adelaide.

 

Dia 1 de janeiro

Feriado – Unidades básicas de saúde estarão fechadas;

Atendimento normal nas UPAs Leste e Sul, e nas policlínicas José Adelino e Ana Adelaide.

 

Dia 3 de janeiro de 2022

Feriado Estadual – Unidades básicas de saúde não abrem;

A população deverá procurar as UPAs Leste e Sul, e as policlínicas José Adelino e Ana Adelaide.

 

De 4 a 7 de janeiro de 2022

Atendimentos específicos terão continuidade;

Unidades de saúde abrirão durante a tarde para atender pessoas com sintomas gripais. Também estarão disponíveis nestes locais, somente pela tarde, vacinas contra a covid-19 e gripe.

O período da manhã está reservado para o atendimento de rotina.

Gostou da notícia? Siga o DEIXA EU TE FALAR  no FacebookInstagram e no Twitter.

Entre no nosso Grupo do WhatsApp e receba as últimas notícias do Brasil e Rondônia.


HostMídia