Vereadores

Vereador Aleks Palitot tem Lei sancionada que reconhece o Passeio de Barco no Rio Madeira como Patrimônio Cultural

A decisão foi publicada no Diário Oficial na última terça-feira (10).

 

A Lei de autoria do Vereador e Professor Aleks Palitot, foi sancionada pelo executivo Municipal. O passeio turístico de barco pelo Rio Madeira foi declarado como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município. A decisão foi publicada no Diário Oficial na última terça-feira (10).

“Porto Velho, dispõe de um potencial turístico pujante, a começar pela vastidão do nosso Rio Madeira, e pelo seu riquíssimo acervo de belezas naturais, é necessário todo reconhecimento. Pela importância histórica e preservação característica do homem caboclo amazônico, pelas as embarcações tradicionais típicas do mundo amazônico, que existem em nossa cidade e no Rio Madeira, embarcações que preservam as raízes do nosso povo e que possibilitam aos turistas, vivenciarem um pouco do nosso pertencimento, características gerais do povo beradeiro que deve se orgulhar de sua história”. -Aleks Palitot

Conforme o texto do Artigo: 1° Fica reconhecida como Patrimônio Cultural e imaterial do Município de Porto Velho, o tradicional “PASSEIO DE BARCO PELO RIO MADEIRA”, pelo seu reconhecido valor histórico e cultural.

ASSOCIAÇÃO: O presidente da Associação dos Barcos de Turismo e Flutuantes do Rio Madeira, Marcos Barroso Passos, disse, “Em nome da associação queremos agradecer ao Vereador Aleks Palitot. São mais de 30 anos que trabalho, e nunca fui reconhecido, essa Lei só foi possível graças ao Aleks Palitot. Está sendo uma grande conquista para gente, tanto para o reconhecimento de um dos principais pontos turísticos de Porto Velho e de Rondônia quanto para nós profissionais que nos dedicamos há vários anos nessa atividade. Afirmou o Presidente da Associação dos Barcos de Turismo e Flutuantes do Rio Madeira, Marcos Barroso Passos.

Atualmente, quatro embarcações realizam esse tipo de passeio turístico. Eles saem do porto cai n’água em direção à ponte sobre o Rio Madeira, depois seguem até as proximidades da hidrelétrica Santo Antônio e retornam para o porto.

Horários: Os passeios acontecem de segunda-feira a domingo de segunda a sexta-feira, das 16h às 18h. Aos sábados e domingos, das 9h às 18h. Durante o percurso, ao som de música ambiente, é feita uma breve explanação sobre a história de Porto Velho e também sobre o rio. Os turistas ainda podem saborear pratos regionais à base de peixes, bebidas e outras iguarias.


* A Revista Eletrônica DEIXAEUTEFALAR reserva-se o direito de manter integralmente a opinião dos articulistas sem intervenções. No entanto, o conteúdo apresentado na seção "COLUNISTAS" é de inteira responsabilidade de seus autores.